quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Iara

"Iara ou Mãe das Águas, segundo o folclore brasileiro, é uma linda sereia morena, de longos cabelos negros e olhos castanhos. Costuma banhar-se nos rios, cantando uma melodia irresistível.

Os homens que vêem Iara não conseguem resistir a seus desejos e pulam dentro das águas, onde Iara os leva para o fundo, e nem sempre voltam vivos. Os que voltam ficam loucos, e apenas uma benzedeira ou algum ritual realizado por um pajé consegue curá-los.

Os índios têm tanto medo da Iara que procuram evitar os lagos ao entardecer."

"Iara antes de ser sereia era uma índia guerreira, a melhor de sua tribo. Seus irmãos ficaram com inveja de Iara pois ela só recebia elogios de seu pai que era pajé, e um dia eles resolveram tentar matá-la. De noite quando Iara estava dormindo seus irmãos entraram em sua cabana só que como Iara tinha a audição aguçada os ouviu e teve que matá-los para se defender, e com medo de seu pai fugiu. Seu pai propôs uma busca implacável por Iara. E conseguiram pegá-la, como punição Iara foi jogada bem no encontro do rio Negro e Solimões, os peixes a trouxeram a superfície e de noite a lua cheia a transformou em uma linda sereia, de longos cabelos negros e olhos castanhos. E ela viveu em seu rio cantando com sua linda voz."

Doce Voz

Uma doce voz prendeu-me
Não pude resistir a seu chamado
Sem pensar, no mar atirei-me
Sonhando com seus lábios dourados.

Por ti entreguei meu coração
Por ti fiquei enfeitiçado
Ao embalo de sua doce canção
Prostei-me a teus pés encantado.

Não mais quero ver a luz do dia
Não mais quero sentir o vento soprar
Pois é só por você que entreguei minha vida
E só com você que desejo estar.

Autora: Bruxinhachellot

Por Bruxinhachellot



16 comentários:

Sonhador disse...

Gostei e vou voltar.

Sonhos ternos.

Plum disse...

Ui!cuidado com a Lara!!!

Bom fim de semana!*

Cris disse...

Beijinho e bom fim de semana

Cris

rui disse...

Oi! Bruxinhachellot

Linda história do folclore brasileiro!
há histórias antigas lindíssimas e contadas pelos nossos avós que são de pasmar.

Beijinhos

Anônimo disse...

Legal, só um ponto: na época em que pesquisei sobre Iara, cheguei à conclusão de que Iara não era uma Sereia. Afinal, "sereia" faz parte da mitologia européia... Acho que ela existia antes e só ganhou rabo de peixe com a colonização... ;-)

[]s!

Luna disse...

As historias foram inventadas para contar as verdades contidas no universo

Anônimo disse...

As lendas e mitos brasileiros são encantadores, mas é uma pena que tanta coisa coisa bonita seja tão pouco valorizada.

Sua iniciativa é super bem vinda, Bruxinha, e mais uma vez ganha mil no que publica. Parabéns, menina!

BeijUivoooooooooooossss da Loba

Sonhos e Devaneios disse...

Apaixonadamente lindo

joao

Marta Vinhais disse...

Gostei da história - importante manter viva estas histórias/fábulas, muitas vezes transmitidas oralmente, nunca foram escritas.
Obrigada pela partilha e pelas visitas ao meu blog.
Volta sempre que quiseres.
Obrigada
Marta

noreinodafantasia disse...

Achei maravilhosa esta lenda!
bjs

Nilson Barcelli disse...

As sereias são mesmo perigosas.
Na água ou fora dela... algumas até são felinas...
Bom fim-de-semana.
Beijos.

Um Poema disse...

Bonita lenda. Como todas as lendas há-de conter o seu fundo de verdade, ainda que ficcionada.
Bfs.
Um abraço

JP disse...

Tomei a liberdade de revelar o código no meu espaço...
Um beijo

Marco disse...

Oi, querida...
Um troço curioso: eu não consegui ler toda a histórias pois a maior parte do texto está em caracteres estranhos. Fiquei até achando que tinha sido contaminado por vírus.
Beijos procê.

Ricardo Rayol disse...

Tupã ficou com pena da menina que pulou na água pelo amor à lua.

O resto está escrito em tupi=-guarani?

Anônimo disse...

Oi...
ei pow muito massa vei seu blogger...
muito xocante aquela poesia!
vei vc tava inspirada num foi?
huahauhauahauha...
continue sempre assim...
inteligente...
ei valeu!
vc me ajudou a ajudar a minha namorada a fazer o trabalho dela!
vc foi d+...
ei pow para eu sempre me lembrar de vc...
se vc tiver um fotolog: passa lah no meu e dexa um comentário!
www.fotolog.com/mystical_groan

valeu!
bjux!
xau...