sábado, 9 de dezembro de 2006

Boto

"Boto - Mito Amazônico. Pai das crianças de paternidade ignorada."

"Quem viaja pelo interior de qualquer estado da Amazônia já ouviu falar da lenda de um belo rapaz desconhecido, de roupas brancas, sapatos brancos e o característico chapéu branco que busca encobrir parte do rosto e o buraco que trás no alto da cabeça. Com jeito misterioso, o rapaz chega nos bailes, dança, bebe, encanta as moças e escolhe a mais bonita. De madrugada ele desaparece misteriosamente. Dizem que quando desaparece é porque ganhou novamente a forma de boto."
"De olfato muito apurado, o boto vira as canoas que transportam mulheres menstruadas para possuí-las."
"As partes do corpo de um boto abatido são atribuídas virtudes mágicas, curativas ou afrodizíacas. O olho do boto é considerado o amuleto mais forte na arte do amor. Usado em feitiçarias para atrair o ser amado. Dizem que segurando na mão um amuleto feito de olho de boto, tem que ter cuidado para olhar, pois o efeito é fulminante: pessoas de sexo oposto ou de mesmo sexo ficarão apaixonadas pelo possuidor do olho do boto."
"Boto é o nome dado aos golfinhos da região amazônica. eles são os únicos mamíferos completamnete aquáticos da Amazônia."

Informações tiradas de sites da net.

Por Bruxinhachellot.

8 comentários:

Cadinho RoCo disse...

Este seus textos são riquísasimos mesmo. Colacei seu bloga na minha nmossa lista de dicas. Se tiver qualquer restrição é só avisar.
ötima texto
http://cadinhoroco.blogspot.com/

Marco disse...

Olá, querida Claudia Bruxinha
Estou aqui me preparando para ir para o SESC Teresópolis, dando prosseguimento à nossa mega turnê mundial.Amanhã, estaremos em São João, como você sabe. Se puder vê-la na platéia de lá, ficarei muito feliz.
Sobre essa sua série de posts a respeito do nosso folclore, adoro todos eles! E esse boto, heim? Tenho que admitir que as mulheres aramdoras têm imaginação...Aprontam e depois botam a culpa no boto!
Mas realmente, nos estados amazônicos eles cultuam os supostos poderes afrodisíacos dos testículos do boto, da vagina das fêmeas do boto... Vi muito disso no Mercado Ver o Peso, lá em Belém. Crueldade... Caçar o bichinho por conta disso...
Excelente, querida!
Um beijo procê.

rui disse...

Oi! Bruxinhachellot

Mais uma história interessante!
Teu blog é muito rico neste tipo de cultura popular. Interessante!
Adoro estes mitos.
Já me viciei no teu blog.

Beijinhos

Farinho disse...

Muito interessantes os seus textos, vou visitar mais vezes.

PS. obrigada pela visita ao meu cantinho.

Beijocas.

Lunna Guedes disse...

Passando para conhecer um pouco de você... Te encontrei lá no blog da Claudinha e como de costume, vim olhar a paisagem...
Beijinhos

FS disse...

Oi, passei por aqui.
Espero que não peguem mais os olhos do boto! rsrs

Um Poema disse...

Obrigado por partilhares connosco esta lenda. Gostei!
Um abraço

Ricardo Rayol disse...

Essas crenças são uma grande sacanagem com alguns animais... essa do boto não sabia.