sexta-feira, 31 de maio de 2013

Resenha de Orgulho e Preconceito


Livro: Orgulho e Preconceito
Autor(a): Jane Austen
Editora: Landmark
Edição Bilíngue
2008
Pgs. 400

Livro citado no filme Mensagem para você


Resenha:

Elizabeth Bennet é a segunda filha mais velha de uma família de 5 irmãs. Ela é espirituosa, inteligente e adora ler. Sua irmã mais velha, a doce Jane Bennet ainda não se casou, o que entristece muito sua pobre mãe Srª Bennet. Além de Jane, Lizzy, como é chamada pelo pai, tem três irmãs mais novas, Mary, Kitty e Lydia. Todas elas esperam que as irmãs mais velhas se casem para que chegue a vez delas. São meninas bonitas, mas não tanto como Jane ou Lizzy e vivem uma vida muito fútil, apenas pensando em bailes, fitas e rapazes.
Não há nada mais divertido em uma cidade sem muitas atrações como um baile. Com a chegada do sr. Bingley, a Srª Bennet fica toda alvoroçada e vive atormentado o pobre marido para visitar o jovem e apresentá-lo às suas filhas. O Sr. Bingley é rico e isso trará muito benefícios a família Bennet se uma de suas filhas se casar com ele.
Acompanhando o Sr. Bingley, estava um jovem bem apessoado, mas muito sisudo, o Sr. Darcy. Com tantas moças bonitas no baile ele não se dispôs a dançar com nenhuma. Caso que foi muito falado e o Sr. Darcy acabou por ser considerado como um jovem orgulhoso.
A chegada dos oficiais deixa as irmãs de Elizabeth em polvorosa. Afinal essa é uma oportunidade única de travar novos conhecimentos e fazer de tudo para agarrar uma farda para uma das meninas.
O Sr. Wickham é um desses oficiais. Ele e Elizabeth se tornam amigos, mas esa amizade é desagradável aos olhos do Sr. Darcy.
Depois de muitas indas e vindas, em uma visita a casa da Lady Catherine de Bourgh, o Sr. Darcy se declara a Elizabeth, mas ela o rejeita, pois ele foi o culpado pela separação de sua irmã e o Sr. Bingley.
Uma notícia inesperada irá transformar toda essa rejeição, todo esse orgulho e preconceito em algo belo e duradouro. Elizabeth descobre que estava errada em relação ao Sr. Darcy e á família Bennet toma um grande susto ao descobrir a intenção do jovem para com ela.

Orgulho e preconceito é uma história de superação, de conhecimento de si mesmo e do mundo a nossa volta. É o melhor romance de época que já tive oportunidade de ler. Incentiva a mente, acalenta o coração e fascina gerações. Jane Austen é insuperável.

Resenha escrita por Chellot


Mês de maio: Livros citados em filmes







Um comentário:

Gisela Menicucci Bortoloso disse...

Este é simplesmente meu livro preferido. Já li umas 4x, já vi todos os filmes e séries baseado nele. Simplesmente Imperdível. Se puder leia também Persuasão da mesma autora.
Abraços,
Gisela
@lerparadivertir
LerparaDiverir