sexta-feira, 26 de junho de 2009

Cantigas Juninas

.
Cai, Cai, Balão!
.
Cai, cai, balão! Cai, cai, balão!
Na rua do sabão
Não cai não! Não cai não! Não cai não!
Cai aqui na minha mão!
.
Cai, cai, balão! Cai, cai, balão!
Aqui na minha mão
Não vou lá! Não vou lá! Não vou lá!
Tenho medo de apanhar!
****************************
Capelinha de melão
É de São João
É de cravo, é de rosa
É de manjericão
.
São João está dormindo
Não acorda, não
Acordai, acordai!
Acordai, João!
**************************
Pula fogueira, Iaiá!
Pula fogueira, Ioiô!
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira
Já queimou o meu amor
***************************
E um balão vai subindo
Vem caindo a garoa
O céu é tão lindo
E a noite é tão boa!
São João! São João!
Acende a fogueira
No meu coração
**************************
Com a filha de João
Antônio ia se casar
Mas Pedro fugiu com a noiva
Na hora de ir pro altar
.
A fogueira está queimando
E um balão está subindo
Enquanto Antônio chorava
Pedro e a noiva estão fugindo
*****************************
Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
São João disse que não!
São João disse que não!
Isso é lá com Santo Antônio!
******************************
Fagulhas, pontas de agulhas
brilham estrelas de São João
babados, xotes e xaxados
segura as pontas do meu coração
bombas na guerra magia
ninguém matava
ninguém morria
nas trincheiras da alegria
o que explodia era o amor
.
Ardia aquela fogueira
que me esquentava a vida inteira
eterna noite
sempre a primeira festa do interior
**********************************
.
Eis algumas das cantigas juninas mais populares do Brasil. Viva São João! Viva as festas juninas! (infelizmente não são mais como as de antigamente)
.
Beijos festivos a todos com sabor de quentão e milho verde.
Não soltem balões. Proteja a natureza e a vida de quem sofre com eles.
.
Novo capítulo do conto A Fada e o Nobre Pirata no meu blog Caminho dos Contos:
http://caminhodoscontos.blogspot.com/2009/06/fada-e-o-nobre-pirata-viii-driades.html

7 comentários:

lili laranjo disse...

passei para um beijinho e ler coisas que gosto...
Obrigada pela beleza do blog

beijos

Deusa Odoyá disse...

Olá minha amiga sumida.
Que São João maneiro.
Você com esses versinhos,me fez lembrar meus tempos que dançava caipira na escola.
O festas boas.
Recordar é viver.
Uma semana abençoada para vc.
fique na paz.
Beijinhos doces, minha amiga.
Regina Coeli.

Nilson Barcelli disse...

Mais uma...

São João Santo Bonito,
Bem bonito que ele é. Bem bonito que ele é.
Com os seus caracóis de oiro,
E seu cordeirinho ao pé. E seu cordeirinho ao pé.
Não há nenhum assim, pelo menos para mim
Nem mesmo São José.

Santo António já se acabou
O São Pedro está-se acabar
São João, São João, São João
Dá cá um balão para eu brincar.
Santo António já se acabou
O São Pedro está-se acabar
São João, São João, São João
Dá cá um balão para eu brincar.

INSTRUMENTAL

São João vem ver as moças
Que bonitas que elas são, que bonitas que elas são.
São ainda mais bonitas
Na noite de São João, na noite de São João.
Não escapa um só rapaz, o que é que o Santo lhes faz?
Vai tudo num balão.

Santo António já se acabou
O São Pedro está-se acabar
São João, São João, São João
Dá cá um balão para eu brincar.

Beijo

Chellot disse...

Obrigada Nilson por cooperar com mais uma música que a mim era desconhecida, mas que pela letra me parece muito boa.
Bjs.

Klotz disse...

Bruxinha amiga, que interessante encontrar essas cantigas. Adorei!

Precisei escrever uma crônica sobre as festas juninas e não encontrei o meu arquivo sobre o assunto. As cantigas teriam ajudado.

A imagem da quadrilha foi bem escolhida.

beijo

O Sibarita disse...

Moça, até parece que vc é do nordeste, tl conhecimentos nessas músicas flocóricas nordestina junina.

Parabéns!

bjs
ZéCorró

Marco disse...

Que delícia, não é?
Um milho cozido para você também.
Carpe diem.