quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Minha Cidade

Abro este espaço para falar de minha cidade natal.

Nova Iguaçu é um município brasileiro do Estado do Rio de Janeiro. Situa-se na região da Baixada Fluminense e faz parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Em sua origem ela já foi chamada de Maxambomba, nome dado a um mecanismo de grua (tração) utilizado para baixar as cargas sobre o centro de uma embarcação (canoa chalana), evitando que o carregamento gerasse oscilações e a carga caísse no rio. Em 1916 a Vila de Maxambomba recebeu o nome oficial de Nova Iguaçu.
Uma antiga trilha de índios Jacutinga foi transformada na Estrada de Madureira (Geral) conhecida atualmente como Av. Abílio Augusto Távora (até certo ponto) e Estrada Dr. Plínio Casado (do outro ponto em diante). Moro na esquina com a Av. Abílio Augusto Távora.
A cultura da laranja (pós cana-de-açúcar) passou a ser a mais importante do município. Com a exportação das laranjas, o município teve um grande crescimento econômico. De 1930 a 1940, a cidade de Nova Iguaçu era chamada de "Cidade Perfume", porque as laranjeiras, em floração, perfumavam todo o roteiro das ferrovias. Com a Segunda Guerra Mundial, veio a "crise da laranja" e com isso as áreas dos laranjais passaram a ser loteadas e novos bairros surgiram.
Atualmente Nova Iguaçu conta com um comércio diversificado, Shoppings, Universidades particulares e federais, uma área ecológica preservada - Reserva de Tinguá, uma população de mais de 844 mil habitantes.
*
Esta é a cidade onde nasci e que amo de todo coração.

E você ama sua cidade?

Fiquem bem!

Por Bruxinhachellot

15 comentários:

Nilson Barcelli disse...

A sua cidade parece interessante.
Gostei de ler.

Bom fim-de-semana, beijinhos.

Ju disse...

adorei tua cidade, amo teu estado! que barato a foto!!! e muit bom curtir tudo isso ouvindo a música!!!
beijos!

Anonimo disse...

Adorei saber um pouco mais sobre Nova Iguaçu, já morei no Rio em duas épocas distintas, linda cidade também.

Bem, eu amo a cidade que nasci, Salvador, linda cidade, hoje não moro lá, mas na segunda cidade da Bahia, Feira de Santana.

Retribuindo a visita no Caixa, seja sempre bem vinda por lá, gostei muito dessa tua casa também.

Abraços.

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá amiga, obrigado pela visita e pelas suas plavras.
Gostei muto do seu blog, voltarei sempre !
Beijos para você

Ju disse...

me ensina a colocar musiquinha no blog????
=D

Ricardo Rayol disse...

eu vivo onde habito, e procuro viver em paz.

Flávia disse...

E viva nossa grande cidade!!!

beijos.....

Adorei a visita!
volte sempre.

maria inês disse...

não estás nada mal, não senhora! amanhã com calma mando-te um link para veres a minha "cidade".

tenho andado na queima das cadeiras!

:))))

Anônimo disse...

Linda Bruxinha, não te sabia do Rio de Janeiro, muito bom, tb moro por aqui, no Flamengo.
Bela aula de história, e lindo amor por teu lugar.
bjs.
João costa Filho

Catarina Poeta disse...

Obrigada pela visita ao meu blog. é sempre bom receber amigos do Rio de Janeiro,minha terra natal. Beio grande e parabéns pelo teu blog.

Ju disse...

Obrigada, querida lua!!!
se der certo saibas que tem dedinho (virtual)teu!
;-)
bjs

Suave toque disse...

Olá,obrigada pela visita e pelas palavras lá deixadas.
Sim, amo minha cidade e sua me parece tem interessante. Conheça meu blog de fotos e poderá também ter uma idéia de como é a minha cidade.

Beijos de carinho

Elcia Belluci

Anônimo disse...

Querida
Obrigada por visitar meu espaço de poesia!!! Muito obrigada mesmo !!!
Bom te conhecer e fiquei encantada com o espaço com a música.
Nova Iguaçu...tenho muita vontade de conhecer a Serra do Vulcão e um dia voar de lá...(sou piloto de parapente)

beijos querida
tenho outros 4 espaços...e estão todos linkados na coluna lateral em Outras de Mim.

beijos no seu coração

Oliver Pickwick disse...

Amo duas! A cidade em que nasci, Itabuna, no sul da Bahia, onde vivi até os 18. E Salvador, a que eu escolhi para viver.
Já estive duas vezes em sua cidade, por sinal tenho um primo que mora aí.
Beijos, prezada amiga!

*andorinharos@ disse...

OI!
Fico tão feliz quando ouço alguém falar bem deste Rio que só carioca conhece e ama, subúrbio, baixada...Onde de verdade, habita o genuíno "carioca".
Moro em Madureira,melhor dizendo: Oswaldo Cruz. Somos quase visinhas e aparentadas pelo suave prazer, literatura.
Foi um grande prazer te conhecer e agora, muito mais à vontade!rsrs
parabéns pelo lindo trabalho exercido aqui e no de contos, que bem conheço e fequento.
Abraços.
Marisa Rosa.