quarta-feira, 12 de novembro de 2014

PASSARINHA


Kathryn Erskine
ISBN: 9788565859134

Ano: 2013
Editora: Valentina
224 PÁGINAS

Resenha por Chellot:

Passarinha é uma história cativante. Ver o mundo e as pessoas através da visão de Caitlin é como sentir a inocência vibrar em nosso ser. Palavras simples, se tornam especiais e contém um peso essencial para se entender a história.
Adorei quando ela dizia que estava com um sentimento de recreio. Todos, em algum momento, sentimos esse recreio em nossa vida e não sabemos como agir. A autora fez um livro lírico ao contar a história de Caitlin em relação ao massacre das crianças do colégio Virgínia Tech, que na história é Virgínia Dare. O desfecho encontrado por nossa pequena passarinha nos comove e faz-nos pensar se devemos buscar nosso próprio desfecho na vida.

Caitlin tem a Síndrome de Asperger, "transtorno do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico pelo portador ter fala compreensível, isto é, a fala é utilizada enquanto instrumento para receber e transmitir mensagens aos outros, dotadas de sentido. Muitas vezes o portador da síndrome é extremamente inteligente e ambicioso, mas também tímido, calado, severo e bastante racional, avalia todas as situações com a razão chateando-se por vezes com coisas que a maioria das pessoas despreza por ser algo insignificante.(wikipédia)" Essa é nossa pequena passarinha.
A dificuldade em fazer amizades, em olhar a pessoa nos olhos e a entender os sentimentos tão comuns a todos nós fazem com que Caitlin busque um sentido para o que não entende.
Todas as personagens, sejam elas adultos ou crianças, abalados com o massacre que levou Devon, irmão de Caitlin a morte, veem-se envolvidos de alguma maneira na vida de Caitlin. Muitas vezes isso é um transtorno pra menina. Mas o carinho e a atenção de sua orientadora e de seu pai acabam por minimizar os problemas. 
Passarinha é um livro que deve ser lido por adultos e jovens, pois passa uma bela mensagem e transforma nossas vidas com pequenos gestos e palavras.
"Obrigada" "Não tem de que." Aprendi com Caitlin que a MINHA educação faz diferença no mundo. Assim, quem sabe, ganho alguns adesivos legais. 

Recomendo muito!

Beijos doces.

Um comentário:

Gisela Menicucci Bortoloso disse...

Ainda não li passarinha. Digo ainda pois este livro já está na minha lista de leitura, só não tive tempo "ainda" da ler.
Bela resenha.
Abraços,
Gisela
@lerparadivertir
Ler para Divertir