sábado, 28 de outubro de 2006

Cuca

"Vai-te coca sai daqui
Para cima do telhado
Deixa o menino
Dormir sossegado.

Nana, neném
Que a cuca vem pegar
Papai tá na roça
Mamãe foi cozinhar."


"A cuca é um papão, um ente fantástico que mete medo às crianças causando pavor. Sua aparência varia de lugar para lugar, mas a maioria das pessoas diz que ela tem a forma de uma velha enrugada e corcunda, cabeleira branca, toda desgrenhada, com aspecto assustador. Ela só aparece à noite, sempre procurando por aquelas crianças que fazem pirraça e não querem ir dormir cedo. Então, a cuca as coloca num saco, levando-as para algum lugar e fazer algo de muito terrível com elas." "Ela também é chamada de coca ou coco e assombra crianças de Portugal, Espanha, alguns países africanos e tribos indígenas brasileiras. Em alguns lugares ela é um velho, em outros se parece com um jacaré ou com uma coruja." Monteiro Lobato imortalizou a lenda quando a inseriu em seus contos. No Sítio do Pica-pau Amarelo, a cuca é um jacaré fêmea, uma bruxa malvada que adora infernizar a vida dos moradores do sítio.

Breve outras lendas.

Por Bruxinhachellot.

7 comentários:

vania ♥ disse...

Ola querida,
eu nunca tive medo do papão,
mas xorava a ouvir o trovão!

:D
beijinhos!

Claudinha ੴ disse...

"Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega e pega daqui e pega de lá!"
A Cuca para mim era uma mulher feia e suja, eu morria de medo dela, mas nunca associei com bruxa, se fosse assim, eu teria ficado louca para conhecer e aprender seus feitiços, rsrsrs! Beijão!
(Nunca entendi no sítio sua aparência de jacaré.)

Anônimo disse...

Bons tempos, menina.

As crianças de hoje padecem das nossas velhas bruxas para estar em contato com o mal. Basta ligar a televisão e prestar bem atenção que elas verão não só a bruxa, mas o próprio capeta. Horrível, né?

BeijUivoooooooooossssssssss da Loba

Titania disse...

Papão, Homem-do-saco, quarto-escuro, monstros que as culturas criam para impôr vontades...

Obrigada por mais esta figura e mais este pedaço de informação :)

Ah e as bruxas não são más!! Eheheheh

Beijos Mágicos

Juliana Neder disse...

Minha mae era uma criatura dificil que nao dizia que a cuca pegava, mas que o homem do saco ia passar e me pegar e que eu nunca mais achar ela se eu saisse de onde ela mandou.
Eu ficava chorando morrendo de medo dele me roubar. Minha mae conseguiu por 90% dos medos que tenho em mim.
Criatura especifica vamos dizer assim.
Mas com a coca ficou muito engracado...Da ora imaginar uma coca de 200 litros perseguindo a gente. Muito engracado

beijos e risos
Ju

Marco disse...

A Cuca era mais assimilada na forma de uma velha desgrenhada. O Monteiro lobato e o programa de TV Sítio do picapau amarelo reforçaram essa vertente da mulher-bruxa-jacaré.
Beijos!

Blogildo disse...

Já tive pesadelos com a caverna da Cuca...