terça-feira, 30 de julho de 2013

Resenha do livro O Azul da Virgem

Livro: O azul da Virgem
Autora: Tracy Chevalier
Ed. Bertrand Brasil
1ª edição
páginas: 352

Resenha: 


A autora relata duas fases no livro, contando a história de duas mulheres: Isabelle , La Rousse (a Ruiva) e Ella Tournier. Uma vive os medos e descobertas em uma época onde tudo era pecado. A outra é uma estrangeira que procura informações sobre seus antepassados e acaba se envolvendo emocionalmente no caminho.

A primeira história se passa em uma época (século XVI), durante a Reforma Protestante. Calvino está em Genebra. Existe duas vertentes religiosas: os seguidores do Cristianismo e os seguidores da Verdade (ensinamentos Calvinistas). O primeiro passa a perseguir o segundo de forma brutal.

 Isabelle, apesar de vir de uma família simples, acaba se envolvendo com alguém completamente diferente do que estava acostumada.

A ignorância de um povo acostumado com certas diretrizes e crenças são as armas que ferem Isabelle.

Sua aparência, tão distinta das outras pessoas, choca e interfere na sua vida conduzindo-a ao quase isolamento. Sua nova família não se comporta com honestidade para com ela. Isabelle não recebe de volta toda a atenção e cuidado dedicados. Coma vinda dos filhos, principalmente após o nascimento da pequena Marie, tudo passa a desmoronar a sua volta.

A segunda história, mostra a busca incessante de Ella Tournier  por provas concretas que a liguem a seus antepassados.

Ella é casada e passa a morar na França com o marido. Em sua primeira visita à Lisle-sue-Tarn, cidade onde passa a morar, ficou espantada por sentir-se repudiada pelas atitudes nada amigáveis dos moradores. Por ser estrangeira em uma terra com costumes e língua diferentes, Ella resolve aprender Francês para tentar se socializar melhor.

Buscando se informar sobre seu sobrenome Tournier, Ella conhece Paul, um bibliotecário que passa a ajudá-la em sua pesquisa.

A vida que Ella imaginou ao se mudar para aquela cidade não estava dando certo. Os pesadelos com a cor azul estão deixando-a exaurida. O casamento não ajuda, muito pelo contrário. Ella cai de cabeça em sua pesquisa e a cada descoberta surge novas dúvidas e sentimentos contraditórios.

A vida das duas mulheres se conecta a cada descoberta que Ella Tournier faz do passado sombrio de Isabelle. Os segredos, há muito guardados a sete chaves, vêm à tona, elucidando todas as dúvidas e mudando completamente a história de Ella e Isabelle.


Adorei esse livro. Recomendo sua leitura por sua apaixonante e turbulenta história de amor de uma mulher que nunca foi aceita pela sociedade e por seus parentes. Com o tempo, passei a gostar de Ella Tournier e aprovei suas decisões. Isabelle me encantou de tal forma que ainda penso nela e em sua pequena Marie. Fico imaginando como era a vida das pessoas no passado. Quão restritos eram seus pensamentos.

Por Chellot 

  

Tema do mês de julho: uma ou mais cores no título.






Nenhum comentário: