sábado, 29 de dezembro de 2007

Yemanjá


Yemanjá é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão iorubá Yèyé omo ejá (Mãe cujos filhos são peixes).
No Brasil, Yemanjá é um orixá muito popular e é reverenciado no Candomblé, no Batuque, no Xambá, no Xangô do Nordeste e na Umbanda.
Uma das maiores comemorações em honra à Yemanjá ocorre no último dia do ano em várias praias do litoral brasileiro. Antes e após a queima de fogos da passagem do ano, os devotos fazem oferendas à Rainha do Mar, um dos títulos dos quais ela é saudada. Os devotos a presenteiam com flores, perfumes, velas, tanto na areia da praia, quanto nas ondas do mar.
Um dos nomes dados à Yemanjá é Janaina. Ela é a deusa do mar e protetora das mães e esposas. Yemanjá ou Janaina pode nos dar num primeiro momento a impressão de arrogância, mas ela possui uma personalidade bondosa e protetora.
A tradicional Festa de Iemanjá na cidade de Salvador, capital da Bahia, tem lugar na praia do Rio vermelho todo dia 2 de Fevereiro. Uma das maiores festas ocorre em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, devido ao sincretismo com Nossa Senhora dos Navegantes.
O culto a Yemanjá nasceu de uma tradição dos cultos afro-brasileiros. Nos tempos da escravidão, os negros cativos aproveitavam o feriado do dia santo de Nossa Senhora da Glória para pedir graças e oferecer presentes a Ela. Com o tempo, a homenagem passou a ser feita também no último dia do ano, sendo realizada às escondidas, em praias desertas.
No Rio de Janeiro a homenagem à Yemanjá ou Iemanjá (Janaina) tornou-se uma tradição. Alguns comerciantes e donos de hotéis passaram a incentivar e até a adotar a prática. Há uma procissão que corta o Rio de Janeiro até Copacabana, incentivada e promovida pelos comerciantes de artigos religiosos do Mercadão de Madureira.
Na praia, são realizadas giras de Umbanda, Candomblé e oferendas são atiradas no mar ou colocadas em barquinhos de Iemanjá.
***
A todos que visitarem o Labirinto do Sol e da Lua ou o Caminho dos Contos, desejo-lhes um Ano Novo revigorante, tranquilo e energizante. Na virada, tenha pensamentos positivos e festeje o novo ano com entusiasmo na companhia de quem ama, da família, dos amigos, companheiros ou, se for passar sozinho (o que não aprovo, mas acontece) não guarde mágoas, nem sofrimento, nem vingança, nem qualquer tipo de ação ou pensamento negativo.
Ficarei afastada por uns quatro ou cinco dias. Estou de férias até depois do Carnaval e pretendo aproveitar cada momento. O Caminho dos Contos será atualizado assim que eu retornar.
Deixo aqui minha amizade e meu coração aberto a quem desejar um abraço e uma palavra amiga. Beijo a todos e ...
FELIZ 2008!!!
Por Bruxinhachellot

5 comentários:

Unknown disse...

Um Bom ano te desejo
Cheio de sonhos, alegria, saúde e amor
Um novo ano chega, e nele vais partilhar todo o teu ser para com quem te rodeia.
Votos de um excelente 2008
Um beijinho meu

Desambientado disse...

Bruxinhachellot.
Traga para 2008, tudo o que de bom tem para dar:

Traga árvores p’ra plantar,
Consciências p’ra despertar,
Almas p’ra consolar,
E vidas para cuidar.

Traga champanhe fresquinho,
Por ser chique esse vinho
E fazer-nos acreditar,
Que o mundo ainda vai mudar.

Feliz 2008.

Félix

Jaqueline Sales disse...

Eu também estive ausente por uns dias, e também estive com problemas no pc, por isso não nos vimos.

O que desejar para uma bruxinha pra lá de especial? Que a paz, a saúde, a alegria, o trabalho e a esperança iluminem os caminhos da tua vida em 2008, querida.

FELIZ ANO NOVO!

BeijUivooooooooooossssssss da Loba

somentebia disse...

“Que o caminho seja brando a teus pés e o vento sopre leve em teus ombros. Que o sol brilhe cálido sobre tua face e as chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja, Deus te guarde na palma de Sua mão.”

Minha linda, com esta antiga bênção irlandesa eu me faço presente nesse último dia do ano, para desejar que 2008 seja um ano de infinitas possibilidades para ti, e que as bênçãos do Pai sejam pródigas nos teus caminhos.

Ficam as pétalas perfumadas de carinho, um beijo no teu coração, e o desejo de que as horas que antecedem a entrada do ano novo sejam vividas com muita alegria.

Marco disse...

Na casa da minha tia tinha este quadro de Iemenjá. Eu gostava de ficar olhando para ele e imaginando essa bela mulher andando sobre as ondas.
Um excelente ano pra você, bruxinha. carpe Diem. Relaxe e descanse bastante.