terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Ohaguro (dentes pretos)


Você já deve ter visto práticas culturais bem bizarras como colocar um prato nos lábios (índios) ou alargar as orelhas (já virou moda entre muitos adolescentes). Em tempos onde as mulheres se preocupam com a aparência, a prática do Ohaguro seria inimaginável. Mas o que vem a ser e por qual motivo as mulheres pintavam seus dentes de preto?


Ohaguro (お歯黒) é a prática das mulheres japonesas de tingir seus dentes de preto. Isso era comum em vários países da Ásia como Filipinas, Tailândia, Ìndia, China entre outras. Até o final do século 19 ter os dentes pretos era sinal de beleza no Japão. 

*se isso era sinal de beleza nem quero imaginar o que significava sinal de feiura. 

Mas não pense que elas usavam canetinha para pintar os dentes. As mulheres tingiam os dentes com tinta, óxido de ferro, saquê e chá. Mas não bastava pintar uma única vez. Tinham que mantê-los pigmentados o tempo todo. Quanto mais preto mais belas eram as mulheres.


Não era apenas por capricho que elas faziam isso. O Ohaguro era considerado uma forma de proteger os dentes das cáries. Outra razão é que as mulheres usavam pigmentação branca para pintar a face e com isso destacava o amarelo dos dentes.

*Você teria coragem de beijar uma mulher com dentes pretos?

"Essa tradição foi iniciada durante o período Nara que vai dos anos 710 ao 784 da história do Japão e quem a originou foi a Imperatriz Genmei quando estabeleceu a capital na atual cidade de Nara. Foi durante o período Edo (1603-1868) quando se converteu em uma prática em massa e foi utilizado por todas as mulheres como símbolo de que estavam casadas. Em 1870 a  Imperatriz apareceu pela primeira vez em publico com os dentes brancos, posteriormente o governo proibiu a prática de Ohaguro, convertendo com o tempo em algo obsoleto."

Os homens da aristocracia ou da família imperial também pintavam seus dentes. Alguns samurais utilizavam a prática para demonstrar gratidão e lealdade aos seus mestres.

*Tudo se copia da alta sociedade. Se a imperatriz não usa, então ninguém mantém o costume.

"Por volta dos anos 1860, o Japão estava passando por uma reforma em sua política e cultura devido ao comércio internacional. Como o Japão recebia uma influência direta da França e Inglaterra em vários níveis, mas principalmente nos costumes sociais, visando uma certa ocidentalização, o governo naquele cenário histórico não queria descuidar da própria imagem perante os europeus, já que estes por sua vez, consideravam o ato de enegrecer os dentes, algo feio e primitivo."

*Sempre aparece alguém contrariando a beleza do outro ou seria o contrário?

"Apesar da prática ter reaparecido no final do período Meiji (1867-1902), o Ohaguro se tornou praticamente extinto, ficando restrito ao teatro, aprendizes de gueixas (Maiko) alguns festivais e ocasionalmente em programas de humor, já que os japoneses fazem piada hoje em dia com essa antiga prática."


Agora vamos falar de yokais (妖怪, seres mitológicos do Japão, demônio, espírito, monstro), principalmente do Ohaguro Bettari. Com esse nome já se pode imaginar uma característica marcante não é?


*Acertou quem pensou em dentes pretos. 

"Conta a lenda que tarde da noite um yokai perturbador pode ser visto vagando perto de templos e santuários, vestido com lindas roupas de casamento. Ela atrai jovens solteiros que raramente são capazes de resistir aos seus encantos. Quando os jovens chegam perto dela e veem seu "lindo rosto" saem correndo. O Ohaguro Bettari parece uma mulher bonita vestindo um quimono. Ela aparece, geralmente, no crepúsculo perto de um templo ou dentro da casa de um homem disfarçada como sua esposa. Por isso, que de início, não é reconhecida. Quando o homem se aproxima dela fica surpreso ao ver uma mulher feia, branca e sem características, coberta de grossa maquiagem, com dentes pretos na boca escancarada. Sua gargalhada, ao perceber o choque que produz no homem, faz com que o mesmo fuja apavorado."


E aí, você teria coragem de pintar seus dentes de preto? 

Fontes: http://www.rusmea.com/2014/04/ohaguro-beleza-dos-dentes-pretos.html
https://www.japaoemfoco.com/ohaguro-por-que-as-japonesas-pintavam-seus-dentes-de-preto/

Obs: todas as imagens foram tiradas do Google. Caso saiba informar a fonte delas, por favor avise para que eu possa dar os devidos créditos.

Até a próxima!

Beijos com sabor de batata doce.

5 comentários:

Ghost e Bindi disse...

Olá Chellot, agradecemos sua visita n'A Esquina dos Versos...
Cada um com seus costumes, não é...mas os orientais são mestres em costumes bastante incomuns, e alguns bem pouco saudáveis, como as chinesas atrofiando seus pés para que fiquem o mais pequeninos possíveis.
Penso que nem tudo é bom apenas por ser tradição ou costume e transmitido de geração em geração, pois atos bárbaros como a escravidão e os sacrifícios humanos em prol das colheitas já foram considerados costumes totalmente aceitáveis.
Felizmente a humanidade tem usado uma certa coerência e bom senso ao abandonar tradições antiéticas e nada saudáveis, ainda que tenhamos muito a caminhar neste sentido.
Abraços
Bíndi e Ghost

Patrícia Pinna disse...

Boa noite, Chellot. Obrigada pela visita e comentário. Vim conhecer teu espaço.
Interessante a história, mas, ainda bem que essa tradição, costume ja não existe mais. Cada povo com sua diversidade cultural, mas prefiro nos dias atuais.
Tenha uma excelente semana de paz.
Beijos na alma.

Patrícia Pinna disse...

Também sou do Rio de Janeiro. Qual é o seu Instagram?
O meu é Patrícia Pinna 28
Fique na paz!

Ani Braga disse...

Olá Chellot querida


Vim agradecer a visita e retribuir o carinho deixado em meu blog.
Achei a postagem muito interessante, uma curiosidade que eu não conhecia.

Beijos
Ani

Pedro Luso de Carvalho disse...

Boa noite, Chellot, já estou seguindo seu blog e também o coloquei na minha coluna lateral, na lista dos blogs.
Gostei muito dessa postagem sobre essa cultura do século 19 nas quais tanto as mulheres como os homens pintavam os seus dentes de cor preto os seus dentes, o que para nós é difícil de assimilar tal costume, como o é nos dias atuais também no próprio Japão.
Parabéns pelo belo blog e excelente postagem.
Abraços, uma boa semana.
Pedro