quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

LORDES E DAMAS - TERRY PRATCHETT

INDICAÇÃO DE LIVRO


Sinopse: "Os círculos de plantações estão aparecendo em todo lugar, o que significa que, mais uma vez, as paredes entre as realidades estão enfraquecendo. Magrat Garlick, bruxa, está para se casar na manhã seguinte, e tudo deveria ser como um sonho. Mas o grupo local de dançarinos de Morris se embebedou em uma região infeliz do reino e acidentalmente derrubou as últimas barreiras entre os mundos. Agora, os elfos estão de volta, trazendo consigo todas as coisas comumente associadas com seu povo mágico e feliz: crueldade, sequestros e assassinatos sanguinolentos. O pequeno grupo de bruxas da Vovó Weatherwax terá que se esforçar para impedir a tragédia, contando com um elenco de coadjuvantes composto de magos, trolls, dançarinos de Morris e um orangotango. E muitos “vovó-isso”, “vovó-aquilo”, além de sangue por toda parte."

Fantasia / Humor, Comédia / Literatura Estrangeira

Se tem uma coisa que Vovó Cera do Tempo (Weatherwax) sabe fazer bem é usar o tempo certo para dizer as coisas certas a quem quer seja. "Ah, não, nada disso. Rainhas andam por aí em carruagens douradas e coisas do tipo. Cada um na sua. Vassouras são para bruxas.

A continuação de Quando as Bruxas Viajam, meu livro preferido de Pratchett, promete ser muito divertida. Ainda mais com essas três bruxas: Vovó Esme, Tia Ogg e Margrat. E MORTE já deu o "ar da graça".

Um casamento; uma noiva/bruxa que quer ser rainha, mas não sabe como; convidados inusitados; um assassinato; gente se metendo aonde não deve; Vovó e Tia Ogg tentando livrar o mundo de um perigo do outro mundo. Tudo isso em poucas páginas.

Estou lendo a página 62 e já deu pra perceber que vem muita confusão pela frente. 

Ser uma bruxa no Discworld é nunca ficar sem nada de interessante ou perigoso para se fazer. Vovó pega emprestado o corpo de animais para poder descobrir aquilo que seus olhos velhos não conseguem enxergar, mas acaba absorvendo algumas características dos animais como a vontade de comer capim caso ela "viaje" em um coelho. Tia Ogg tem uma grande família da qual ela toma conta direitinho. Pobre das três noras a quem a sogra nunca está satisfeita com seus trabalhos. Margrat vive um dilema: foi pedida em casamento por Verence II, rei de Lancre o que deve torná-la a Rainha desse reino e poder tomar conta da própria vida. Isso faz com que queira muito ser rainha, mesmo sem saber o pacote que está incluído. Em contrapartida, Margrat é uma jovem bruxa que não aprendeu muito bem o ofício e se sente diminuída em relação as velhas Vovó Esme e Tia Ogg com mais experiências em bruxaria que ela.

A primeira coisa que você deve saber antes de pegar nesse livro para ler é que ele é a continuação do livro Quando as Bruxas Viajam. Em Lordes e Damas, o autor conta o  que aconteceu com três bruxas após a volta delas do reino de Genua. 


Sinopse: "Quando as Bruxas Viajam é um exemplo claro da habilidade de ironia e paródia aliada a mais fluente prosa de Pratchett. Partindo do pressuposto de que o tecido da realidade no Discworld é tão fino que pode ser moldado por emoções e crenças, Pratchett imagina que as fábulas infantis como Chapeuzinho Vermelho e A Bela Adormecida começam a influir no mundo real, transformando-se em tramas verdadeiras.

Enquanto isso, no reino de Genua (a versão de Pratchett para a cidade de New Orleans, com seu tradicional Carnaval e suas lendas sobre vudu) a bruxa Lilith de Tempscire, fada-madrinha má da jovem Ella, prepara um golpe para a sua afilhada, que, transformada em Gata Borralheira, deverá casar-se com Duc, o governante de Genua, durante o Samedi Nuit Mort - o sábado antes do Mardi Gras.

Porém Ella conta com uma outra fada-madrinha, a bondosa Desideratta Hollow - que vive do outro lado do Disco, e em já avançada idade, está morrendo. Quem herda a varinha mágica de Desiderata é Margrete, companheira de coven (grupo de feiticeiras) da Vovó Cera do Tempo e da Tia Ogg. Sabendo do perigo que corre a nova afilhada de Margrete, as três embrenham-se numa viagem nada turística para salvar Ella.

Depois de atravessar uma mina de anões semelhante àquela presente no Senhor dos Anéis de Tolkien, logo se vêem em um grande barco a vapor descendo o Vieux River (outra paródia, dessa vez do rio Mississipi, conhecido como ´Old Man River´) até chegarem no exótico reino de Genua. Lá encontram Ella a tempo de tentar impedi-la de chegar ao baile - estragam seu vestido e transformam sua carruagem em abóbora. Porém ninguém sabe quais são os contos de fadas que estão envolvidos na trama criada por Lilith, nem a ligação que a Senhora Gogol, versada praticante do vudu, e seu companheiro zumbi, o Barão Sábado, têm com a jovem Ella. A única certeza é de que as três atrapalhadas bruxas e a ironia ácida de Pratchett rendem a melhor diversão deste lado do multiverso."

***

Sempre que pego um livro de Terry Pratchett (falecido) para ler, tenho a certeza de que viverei grandes e inusitadas aventuras. Parece que estou pisando no limite entre uma dimensão misteriosa e o catastrófico mundo real. Não tem como não rir. A gente torce pra dar tudo certo, mesmo sabendo que o certo não é lá muito correto. Mas é isso que é interessante nos livros dele. Tudo termina em caos e ninguém é totalmente bom. 

Bem, esse foi apenas um post indicando uma leitura prazerosa e divertida. Volto depois pra informar mais sobre o que aconteceu com as personagens.

Fiquem bem. Beijos sabor panetone de frutas (meu vício do momento)

Informações do livro:
Lordes e Damas
Terry Pratchett

ISBN-13: 9788528616972
ISBN-10: 8528616975
Ano: 2015 / Páginas: 294
Idioma: português 
Editora: Bertrand Brasil

Um comentário:

devorador de letras disse...

Bom dia,

Esse é um autor que eu tenho muita curiosidade de conhecer as suas obras, cada resenha dos seus livros eu fico ainda mais curioso, adorei o post...bjs.

https://devoradordeletras.blogspot.com