
De quatro em quatros anos é a mesma "ladainha". Carros enfeitados com cartazes dos candidatos, fogos de artifício, festas nos bairros e muitos outros eventos incluindo debates pelas ruas, showmício (comício eleitoral onde apresentam-se músicos fazendo shows e apoiando a candidatura de alguém) e carreatas (carros com bandeiras, cartazes e música dos candidatos) desfilam pelas ruas tal qual bloco de escola de samba. É o Carnaval Eleitoral.

Como todo bom carnaval, enquanto uns se divertem esquecendo-se da vida outros enfrentam os problemas cotidianos. Tais problemas são temas de campanhas eleitorais como moradia, falta de saneamento básico, exclusão social, desemprego, educação, obras públicas, saúde entre outros.




Durante o Carnaval eleitoral uma infinidade de promessas são feitas pelos mais variados candidatos. "Quando eu for eleito eu vou fazer isso, vou fazer aquilo..." No fim da festa nada ou quase nada do que foi prometido é cumprido. A eleição é obrigatória, mas a maioria dos que já se desiludiram com essas falsas promessas preferem justificar o voto do que cumprir seu papel de bom cidadão.
O horário político exibido nas principais emissoras de televisão e das estações de rádio é um show a parte. A seriedade com que devia ser tratada a eleição foi deixada de lado. Agora vale de tudo até pedir voto pro papagaio, mostrar os cãozinhos na TV entre outros. Enfim o Carnaval das eleições não mede esforços para engabelar o eleitor. Vale isso, vale aquilo são distribuídos à população com o objetivo de conquistar mais um votinho. "De grão em grão a galinha enche o papo" já dizia o grande provérbio popular e dessa forma os candidatos sobem nas pesquisas e por fim, boa parte deles recebe o grande prêmio, uma cadeira (valendo muito dinheiro).
.
Abaixo segue um trecho da música de Chico Buarque que ilustra bem esse carnaval eleitoral:
.
«Mas é carnaval
Não me diga mais quem é você
Amanhã, tudo volta ao normal
Deixe a festa acabar
Deixe o barco correr
Deixe o dia raiar
Que hoje eu sou
Da maneira que você me quer
O que você pedir
Eu lhe dou
Seja você quem for
Seja o que Deus quiser
Seja você quem for
Seja o que Deus quiser»
.
Música de Chico Buarque de Holanda
.
No entanto, após a festa tudo é esquecido, tudo vira cinzas e as promessas morrem nas gargantas. A vida segue em frente por mais quatro anos e após esse período, um novo Carnaval eleitoral se apresenta.
.
Fiquem bem!
.
Por Bruxinhachellot