sábado, 29 de setembro de 2007

Música: Espirais


Depois do céu tem outro céu
Ou nem o céu existe mais?
Será que o Sol é de papel?
Será que as nuvens são de gás?
Se o mar começa n'outro mar
Quem é que tira o sal do sal?
Antes do dia começar
A noite é quase imortal
***
Se nada tem um fim
Quem é que fez o não?
Se a nossa vida quer assim
***
Eu viajei no tempo só por você
E me perdi no final
Quando encontrei seu olhar
Nossos destinos desenhando espirais
Eu entendi o sinal
Pelo seu jeito de rir pra mim
***
Se existe outra dimensão
Em que você não é você
Quem é que sabe a direção
Pra encontrar quem não se vê?
Se o tempo sempre tem razão
Que tudo sempre vai mudar
Pra que manter os pés no chão
Se todo mundo quer voar?
***
Eu viajei no tempo só por você
E me perdi no final
Quando encontrei seu olhar
Nossos destinos desenhando espirais
Eu entendi o sinal
Pelo seu jeito de rir pra mim
---
Cantora: Marjorie Estiano
******
Senti uma imensa vontade de postar essa música que muito me encanta e que diz muito do que me vai na alma. Espero que tenha gostado da letra. Caso queira ouvir a canção clique num dos vídeos do lado esquerdo da página, exceto o segundo. Não esqueça de ir antes até o fim da página e dar uma pausa na música Angel que toca neste labirinto, lá onde as borboletas sobrevoam belas imagens.
--
Fiquem bem.
Por Bruxinhachellot

sábado, 22 de setembro de 2007

Fandango


"Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil o fandango é um espetáculo popular que engloba romance, dança, música, anedotas, ditos, lendas e orações. É uma festa em homenagem aos marujos, que acontece na época natalina.
O fandango é um auto popular, já tradicional no início do século XIX e constitui-se numa convergência de cantigas brasileiras e de xácaras portuguesas (narrativas populares em versos), distinguindo-se a Nau Catarineta.
O espetáculo desenvolve-se em um tablado, armado em frente à igreja ou em qualquer outro local ao ar livre. O elenco é composto pelo mar-e-guerra, imediato, médico, piloto, mestre, contra-mestre, duas alas de marujos e dois palhaços, o Vassoura e o Ração. Os personagens vestindo fardas de oficiais da Marinha e marinheiros, cantam e dançam ao som de uma orquestra de corda (violino, viola e violão). Há um cortejo de abertura que canta e recita episódios da vida no mar. O enredo é basicamente o seguinte: uma nau por causa de uma tempestade, vagou pelo oceano durante sete anos e um dia, com a fome atacando a todos. Escolhe-se um tripulante para matar a fome dos demais, mas antes que ele seja morto, Nosso Senhor Jesus Cristo faz o milagre de salvá-los fazendo-os chegar à Espanha, enquanto o Diabo faz tudo para impedi-lo.
No Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) o fandango é um baile, uma festa, onde se executa um conjunto de danças rurais, conhecido como cateretê, com variada coreografia, que receberam influência hispânica.
Em São Paulo, Sudeste do Brasil ele é dividido em dois grupos distintos: rufado ou batido, exclusivo dos homens, marcados por sapateado forte e barulhento e o bailado ou valsado, em que os casais arrastam os pés no chão.
A Nau Catarineta é um episódio épico que lembra a Odisséia. É uma ode romanceada que pelo fascínio do seu enredo dramático e pelos mirabolantes efeitos pictóricos da coreografia, se transforma em um bailado."
Trecho da Nau Catarineta:
"Já vejo terras de Espanha,
Areias de Portugal!
Também vejo três meninas
Debaixo dum laranjal."

Fontes: Wikipédia e Fundação Joaquim Nabuco

Por Bruxinhachellot

sábado, 15 de setembro de 2007

Coração e Paixão


- Bom dia Coração!
- Como vai meu comandante?
- Bom dia Paixão!
- Vou trabalhando a todo instante.
- O que lhe pagam para trabalhar?
- Muito amor e muito carinho.
- O que lhe dão para agradar?
- Bombom, rosas e vinho.
- E você, o que lhe agrada?
- Um beijo da pessoa amada.
- Paixão ajude-me por favor!
- Em que lhe posso servir?
- Dê-me coragem, força e amor
- E muitas emoções para sentir.

Autora: Bruxinhachellot

Ofereço esse singelo poema àqueles que sentem o Coração bater mais forte quando a Paixão toma conta de seu ser.

Fiquem bem!

Por Bruxinhachellot.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Fogo-Fátuo


Derrapo nas curvas vertiginosas de meus anseios
Dentro do peito, um acorde flui em desalinho
Sinto-me vagar em vendavais constantes
Cubro-me com ondas de sonhos e devaneios
Sou fogo-fátuo, presença inconstante.

Minha natureza transborda de emoções
Sacio minha sede na fonte lunar
Sou brisa da noite - bruma do amanhecer
Sussurrando na fresta do tempo, recrio canções
Num palco de azul profundo, poetizo meu viver.

Sou cria das fadas e conheço a magia
Do fogo, da água, da terra e do ar
Espírito pulsante, exalo calor
Conquisto espaços numa veloz ousadia
Um ser errante em busca do amor.

Autora: Bruxinhachellot
O fogo-fátuo também chamado de fogo tolo ou, no interior do Brasil, fogo corredor ou joão-galafoice é uma luz azulada que pode ser avistada em cemitérios, pântanos, brejos etc. É a inflamação espontânea do gás dos pântanos (metano), resultante da decomposição de seres vivos: plantas e animais típicos do ambiente.
Na visão folclórica do Brasil Central, os indígenas o chamam de boitatá (boi = cobra e tatá = fogo, em tupi-guarani) e significa para eles o espírito que corre atrás dos que tentam incendiar os campos. Nas lendas da Inglaterra, o herói desvira uma peça de roupa para fazer desaparecer o poder do fogo.
Os fogos-fátuos dão origens a muitas superstições populares. Alguns acreditam que são espíritos malignos que molestam ou se fazem extraviar os viajantes ou afastar alguém que tenta se aproximar (há casos de a pessoa se perder, dando voltas em um mesmo lugar sem saber pra que lado ir). Há quem os consideram como presságios de morte ou desgraças.


Fonte: Wikipédia


Em tempo, anuncio um novo capítulo de uma nova história no Caminho dos Contos - http://caminhodoscontos.blogspot.com/
Por Bruxinhachellot

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Labirinto Certificado


Recebi do amigo Alexandre do blog http://fundamentalidades2.blogspot.com/ o certificado que coloca o Labirinto entre os melhores momentos virtuais. Isso é uma honra e uma felicidade. Obrigada Alexandre. E agora como não podia deixar de ser, minha função é repassar o certificado. Assim certifico os amigos:

http://antigasternuras.blogspot.com/ do amigo Marco por trazer à tona os melhores momentos da vida de forma clara e engraçada e pelos significados e origem de expressões populares tão utilizadas no cuotidiano brasileiro.
http://nimbypolis.blogspot.com/ do amigo Nilson por proporcionar momentos de sedução e beleza em suas poesias de corpo e alma.
http://osuivosdaloba.blogs.sapo.pt/ da amiga Loba por informar de forma clara e objetiva os acontecimentos de nossa sociedade e dar-nos a pensar e refletir sobre os diversos aspectos da vida.
http://poeticaheretica.blogspot.com/ do amigo André por seus poemas de vida e arte que nos mostra diferentes facetas de beleza, de cultura e arte em forma de poesia.
http://umpoemadevezemquando.blogspot.com/ do amigo J. Vítor por dar-me conhecimentos sobre sua pátria - Portugal e suas belas poesias sempre aliadas a contextos históricos.
http://profeciaeterna.blogspot.com/ do amigo Profeta por encantar-me com a magia de suas palavras.
E a todos os demais amigos e amigas virtuais que fazem parte desse Labirinto.

Fiquem bem.

Por Bruxinhachellot.